quinta-feira, 24 de julho de 2014

Quem é Miguel Anacleto


Miguel Anacleto Junior é graduado em Engenharia de Pesca pela UFRPE, onde iniciou sua militância no movimento estudantil participando do Diretório Acadêmico de Engenharia de Pesca entre os anos de 1978-1980. Pouco depois, ingressa no Partido Comunista Brasileiro (PCB), onde ocupou as funções de Secretário de Organização em Pernambuco, também fazendo parte do Comitê Nacional de Solidariedade Internacional do partido.
Ainda nos anos 80, percorreu diversos países da América Latina fazendo contatos como os movimentos revolucionários de resistência às ditaduras, tendo participado das lutas do povo nicaraguense ao lado da Frente Sandinista e das atividades de solidariedade ao povo cubano.
Em 1986 fundou o Instituto Brasileiro de Amizade e Solidariedade aos Povos (IBASP), entidade de reconhecimento internacional que desenvolveu várias ações de apoio e solidariedade aos povos em luta pelo direito à autodeterminação, tendo realizado, como seu Presidente, diversas palestras e conferências no Brasil e no exterior.
Em 1989 participou de um curso de Relações Internacionais em Moscou, na antiga União Soviética e fez parte do Comitê Internacional pela Libertação de Nelson Mandela.
Trabalhou durante 10 anos junto às comunidades indígenas em Pernambuco, especialmente as nações Xucuru, Kambiwá e Kapinawá, tendo desenvolvido várias atividades de solidariedade junto a comunidades negras, ciganas e dos sem terra pelo interior do estado. Assessorou, de forma voluntária, a ocupação urbana Vila 07 de Agosto, na Bomba do Hemetério.
Nos anos 90 coordenou o Comitê Imbiribeira contra a Fome, a Miséria e Pela Vida, entidade que recebeu um prêmio nacional como a mais atuante no país.
Entre 1998 e 2000 atuou na Mata Norte em programas de cooperação e desenvolvimento sustentável, instituído pelo PNUD, órgão ligado à Organização das Nações Unidas (ONU).
Foi diretor do sindicato dos Bancários de Pernambuco entre os anos 2001 e 2009. Em 2006, fundou e coordenou a Unidade Coletivo Sindical e Social (UCS), coletivo que atua pelo resgate da independência e autonomia dos movimentos sindicais e sociais.
É autor de vários livros, entre romance, poesias, contos e temas políticos.

Atualmente trabalha no Banco do Brasil e é Secretário de Solidariedade Internacional do PCB em Pernambuco e membro do Comitê Estadual e do Comitê Central do partido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário